Blog
O comprimento ideal da barra para calças masculinas

O post dessa semana no instagram sobre barra de calça repercutiu bastante e decidi escrever mais detalhadamente sobre o assunto, pois tanto homens quanto mulheres ficam com a aparência prejudicada se a calça estiver com a barra na altura e ajuste errado.
Primeiro de tudo é importante lembrar que todo o ajuste nas roupas devem estar adequados ao biótipo e estilo de cada pessoa sempre levando em conta nível de formalidade do ambiente que vai frequentar, por isso fique atento e avalie qual a sua real necessidade.
Quando o assunto é barra a maior dificuldade é saber qual a altura ideal. Muita gente se pergunta se existe algum padrão, até onde podemos deixar o comprimento sem comprometer a imagem, a estatura e o quanto isso transmite uma aparência de desleixo ou de alinhamento. Vou exemplificar algumas possibilidades que te ajudarão a definir qual o comprimento ideal.
O que são quebras da calça?
Quebras são os vincos que a calça tem de acordo com o estilo, caimento da peça e a sua altura. São as dobras que se formam naturalmente quando a calça repousa sobre o seu pé ou sapato.
Temos então quatro tipos de quebras mais comuns e que são o termômetro para uma imagem mais moderna, mais alinhada, mais casual ou mais desleixada.
O primeiro exemplo são as calças sem quebra. São as barras sem vinco, que tem o caimento reto e não tem quebras ou marcas no tecido. Nessa opção a barra deve tocar levemente no sapato, mais ou menos no meio do seu tornozelo.
.
A opção sem quebra é uma proposta mais moderna, podendo ser usado sem meia ou com meia invisível. Cria um visual mais leve e alongado, para isso use modelagem slim mantendo a proporção do ajuste. Esse comprimento é mais indicado para homens de baixa estatura e mais magros.
Atenção para não deixar a calça curta demais e lembre-se: quanto mais curta a barra da calça, mais informal você estará. Então confirme o nível de formalidade da empresa onde você trabalha e se está realmente adequada para as funções que você ocupa.
.

Em seguida temos a quebra leve, que começa a ter uma leve dobra no tecido, encosta um pouco mais no sapato e esconde mais a meia quando você está em pé. Também é melhor se usada com modelagens slim e barras mais afuniladas.
Essa opção é mais indicado para homens de altura baixa ou mediana e ajuda a alongar a silhueta.
.
A quebra média é a mais comum e tradicional. Normalmente vista em calças sociais ou de corte reto e considerada o comprimento ideal, pois se adequa a todos os biótipos masculinos. (se ficou na dúvida aposte nessa opção)
O tecido da calça repousa sobre o sapato, na parte da frente cobre a região mais alta do cadarço gerando a dobra mais visível. Na parte de trás cobre a região mais alta do sapato, terminando mais ou menos na parte superior do calcanhar.
Confortável, um pouco mais conservadora, se adéqua a qualquer biotipo, estilo e ocasião.
.
Essa última opção precisa de atenção, apesar de ser muito usada pode facilmente sugerir que você escolheu uma numeração errada ou que a calça não é sua. Essa é a quebra total, onde a calça cai totalmente por cima do sapato e cria uma quebra total no tecido, esconde totalmente a meia e na parte de trás a barra desce até chegar no início da sola do sapato.
Esse ajuste fica melhor em homens mais altos, por causa da impressão natural de pernas mais longas, por causa disso as dobras não pesam muito no achatamento visual da silhueta. Se quiser a impressão de pernas mais alongadas essa opção não é ideal.
Os melhores ajustes para usar a quebra total são as calças mais retas e largas na perna, calça jeans e combinações mais casuais.
.
Agora não tem desculpas para deixar a barra da calça mal feita! Avalie seu tipo físico e todos os detalhes da sua imagem para definir qual a melhor opção para você.
Se precisar de auxílio entre em contato para saber como a consultoria de imagem masculina pode te ajudar.
Comentários
<<